Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 6h às 19h Sábados das 6h30 às 14h
Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 6h às 19h Sábados das 6h30 às 14h

Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 6h às 18h30 Sábados das 6h30 às 12h

Blog

Aqui você encontra informações importantes sobre exames e tratamentos.

Aqui você encontra informações importantes sobre exames e tratamentos.

Hemofilia: conhecendo esta condição genética

Hemofilia é uma doença genética rara que afeta a capacidade do sangue de coagular adequadamente. Isso resulta em um risco aumentado de sangramento prolongado em qualquer local do corpo, que pode ocorrer de forma espontânea ou como consequência de algum trauma ou cirurgias.

Existem dois tipos mais comuns da doença, sendo a hemofilia A e B, causados pela deficiência dos fatores de coagulação VIII e IX, respectivamente. Os principais sintomas incluem hemorragias frequentes, hematomas e sangramento nas articulações.

 

Principais sintomas de hemofilia

Os sintomas mais comuns da hemofilia incluem sangramento prolongado após lesões mínimas, sangramento nas articulações e aparecimento de manchas roxas ou hematomas sem causa aparente. Além desses, destacam-se: contusões frequentes e de tamanho anormal; sangramento prolongado após procedimentos médicos; sangramento na boca e nas gengivas; sangramento após circuncisão em bebês do sexo masculino (se não diagnosticado previamente); sangramento intenso durante menstruação ou pós-parto em mulheres com hemofilia; e sangramento nas fezes ou na urina, em casos graves.

Tratamento para hemofilia

O tratamento da hemofilia envolve a reposição dos fatores de coagulação deficientes no sangue, por meio de concentrados específicos de fatores de coagulação. Esses concentrados podem ser administrados para prevenir ou tratar sangramentos. Outros agentes terapêuticos, entre eles a terapia gênica, estão em estudo.

Qualidade de vida para pacientes com hemofilia

Pessoas com hemofilia podem ter uma boa qualidade de vida quando recebem tratamento adequado e gerenciam sua condição de forma eficaz. Isso inclui seguir as recomendações médicas, receber infusões regulares de fatores de coagulação, realizar atividades físicas seguras, evitar lesões, manter uma dieta saudável e buscar apoio emocional quando necessário.

Exame de sangue no Laboratório Pretti

Nas unidades dos laboratórios Pretti, você pode fazer o seu exame de sangue para diagnóstico de hemofilia sem a necessidade de agendamento prévio. Conte com uma equipe multidisciplinar para realizar os seus exames laboratoriais de forma segura e rápida.