A glicose é um dos principais carboidratos encontrados no sangue e é também a principal fonte de energia para as células do corpo. Por este motivo, mantê-la em níveis adequados é essencial para o bom funcionamento do organismo.
É possível medir os níveis de glicose no sangue usando aparelhos como um glicosímetro ou um sensor de glicose, ou fazendo exames de sangue no laboratório.
O que significa quando os níveis de glicose estão alterados?
Os valores de referência para a glicose no sangue em jejum (glicemia) geralmente variam entre 70 e 99 mg/dL. Valores fora dessa faixa podem indicar hipoglicemia (glicose baixa) ou hiperglicemia (glicose alta).
Glicose baixa
Níveis da glicose abaixo de 70 mg/dL são considerados baixos e correspondem a complicação aguda mais frequente em indivíduos com diabetes mellitus tipo 1 (DM1), mas também pode ocorrer no diabetes mellitus tipo 2 (DM2), quando os pacientes são tratados com insulina.
Os sintomas da hipoglicemia incluem: tremores, suor, confusão mental, tontura, fome e sensação de formigamento, além de perda de consciência e crises convulsivas nos casos mais graves.
É muito importante saber reconhecer os sinais e as situações que podem levar à hipoglicemia no diabético, como jejum, exercícios intensos e atraso nas refeições.
Glicose alta
A glicose alta, ou hiperglicemia, ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão acima de 126 mg/dL em jejum.
Os principais sintomas da hiperglicemia são a sede excessiva (polidipsia) e o excesso de urina (poliúria). Outros sintomas podem ser dores, dormência, formigamento nas pernas, visão turva e embaçada, e prurido nas regiões genitais
O que é o exame de glicose e quando é recomendado
A glicose é um tipo de açúcar simples que circula no sangue e é a principal fonte de energia para as células do corpo. Ela é obtida a partir dos alimentos que ingerimos, especialmente carboidratos, e é metabolizada pelo fígado.
A insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, permitindo que a glicose entre nas células para ser usada como energia.
O médico poderá solicitar a glicemia (concentração de glicose – açúcar) no sangue como exame de rotina, na suspeita de diabetes ou outras condições, como tontura.
Como é realizado o exame de glicose
O exame de glicose é feito por meio de amostra de sangue coletada geralmente de uma veia do braço. O material é enviado para análise na área técnica.
Quais exames avaliam os níveis de glicose?
O tipo de avaliação dos níveis de glicose irá depender do motivo pelo qual o médico solicita um determinado exame.
Diante da suspeita de diabetes, por exemplo, a glicose pode ser solicitada como:
- glicemia em jejum: avalia os níveis de glicose no sangue em um estado de jejum;
- curva glicêmica (teste oral de tolerância à glicose): verifica como o corpo processa a glicose após a ingestão de uma dose específica de glicose;
- hemoglobina glicada (HbA1c): mostra a média dos níveis de açúcar no sangue durante os últimos três meses, indicando como está o controle do açúcar no longo prazo.
Faça seus exames laboratoriais no Laboratório Pretti
Cuide de sua saúde e faça seus exames no Pretti, uma rede de laboratórios de análises clínicas e medicina laboratorial com 60 anos de tradição e 20 unidades em diversas cidades capixabas. Você pode obter mais informações pelo WhatsApp. Confira qual unidade fica mais próxima de você ou agende a coleta domiciliar em sua casa, no trabalho ou onde preferir.