BCG
A vacina BCG é administrada após o nascimento para a prevenção da tuberculose em crianças. A resposta imunológica é mais efetiva em recém-nascidos, ajudando a prevenir a forma mais grave da doença. Atualmente ela só está disponível no SUS.
Apesar de ser uma doença antiga, os órgãos de saúde do país afirmam que a tuberculose continua sendo um problema de saúde pública que precisa ser monitorado e combatido por todos.
*Essa vacina só está disponível no SUS
Indicação
Proteção contra formas graves da tuberculose, principalmente nos primeiros cinco anos de vida.
Esquema de aplicação
Ao nascer.
Eventos adversos
Ocorrem, em 0,04% dos vacinados, úlceras maiores que 10 mm que não cicatrizam; abscessos frios subcutâneos; abscessos quentes subcutâneos; linfadenite; queloide; e reação lupoide.
Contraindicações
Peso menor que 2.000 g; lesão de pele no local de aplicação; HIV positivo (consultar equipe técnica); imunodepressão; tratamento com quimioterapia ou radioterapia; uso de corticoide oral ou parenteral por mais de duas semanas (>2 mg/kg/dia ou 20 mg/dia de prednisona); febre; gravidez. Uso de imunossupressores pela mãe durante a gravidez (consultar equipe técnica). Pode ser aplicada simultaneamente a outras vacinas ou a qualquer intervalo entre elas.

