Dengue (Qdenga®)
A dengue, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, é uma doença perigosa que pode afetar bebês, crianças e adultos, e representa um grande problema de saúde pública no Brasil.
A vacinação diminui o risco de infecção sintomática, hospitalizações e complicações graves relacionadas à doença. Ela pode ser administrada tanto em pessoas que já foram infectadas quanto naquelas que ainda não foram.
Indicação
Indicada para a prevenção dos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue em indivíduos de 4 a 60 anos de idade, que moram em áreas endêmicas ou viajantes. Pode ser aplicada independentemente de infecção previa ou não.
Esquema de aplicação
O esquema é composto por duas doses com intervalo de 3 meses entre elas.
Eventos adversos
Podem ocorrer cefaleia, dor no local de aplicação, mal-estar e mialgia. As reações adversas foram geralmente leves e de curta duração, exceto para febre, que poderá ocorrer dentro de 14 dias após a vacinação. Reações alérgicas imediatas podem ocorrer e a equipe de vacinação deve estar preparada para detecção e condutas.
Contraindicações
Gestação ou atraso menstrual, mulheres amamentando, doença febril, uso de corticoides prolongados na forma oral ou injetável, tratamento à base de imunossupressor, uso de outras vacinas vivas com intervalo inferior a 30 dias, histórico de reação alérgica grave a qualquer componente da vacina dengue ou pacientes que tenham apresentado reação alérgica grave após a administração prévia da vacina.

