Febre Amarela
A Febre amarela é uma doença infecciosa viral febril aguda que pode ser transmitida por mosquitos infectados e que não possui transmissão direta de pessoa a pessoa.
A vacina de febre amarela é indicada para todos que residem em regiões com circulação do vírus ou para pessoas que vão viajar para regiões que solicitem a aplicação da vacina.
Indicação
Proteção contra febre amarela para residentes em áreas de risco e viajantes.
Esquema de aplicação
Aplicada a partir de 9 meses de idade. Reforço a partir dos 4 anos de idade. Acima de 5 anos de idade, uma dose (inclusive para os que fizeram só uma dose abaixo de 5 anos). Adultos não vacinados na infância, devem receber uma dose. A Sociedade Brasileira de imunizações recomenda uma segunda dose mesmo para adultos, 10 anos após a primeira.
Eventos adversos
Cerca de 5% dos vacinados apresentam um quadro de febre e dor no corpo, geralmente iniciando-se no quarto dia após a vacinação. Reações fatais já ocorreram, simulando a doença. Encefalite pelo vírus vacinal é rara após 1 ano de idade.
Contraindicações
Anafilaxia aos componentes; gestação; imunodeprimidos; uso oral ou parenteral de corticoides por mais de 15 dias (>2 mg/kg/dia ou 20 mg/ dia de prednisona); doenças febris agudas; tratamento com derivados do sangue (consultar equipe técnica); quimioterapia e radioterapia nos últimos três meses; alergia grave a ovo; doenças autoimunes, doenças do timo; mulheres amamentando crianças menores de seis meses de idade.
Dependendo da situação epidemiológica, é aplicada em gestantes e HIV positivos sem imunodeficiência, com autorização das autoridades de vigilância epidemiológica. Não aplicar em pessoas que tenham acima de 60 anos de idade se não preencherem as recomendações epidemiológicas do Ministério da Saúde (ver www.saude. gov.br/svs).
Pode ser aplicada simultaneamente a qualquer vacina, evitando-se a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral) em crianças menores de 2 anos de idade pela possibilidade de interferência, intervalar 30 dias. Pode ser aplicada no mesmo dia da vacina varicela; caso não o seja, recomenda-se intervalo de 30 dias.

