Horário da central de atendimento: segunda à sexta das 6h às 19h e sábados das 6h às 14h

logo-pretti-light.png

Título acessível, mas invisívela

Gripe (Influenza) Efluelda®

BgPattern.svg

A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza. Acomete o trato respiratório e produz sintomas de intensidade variável, como febre, mal-estar, coriza, obstrução nasal, dores musculares e tosse seca. Como consequência da gripe, podem ocorrer complicações graves, entre elas a pneumonia, principalmente em idosos.

A vacina Efluelda®é um imunizante de alta dose contra gripe destinada exclusivamente para pessoas com mais de 60 anos de idade. O imunizante confere mais proteção contra a doença, por possuir uma quantidade maior de antígenos.


Indicação

É indicada para a prevenção da influenza causada pelos tipos A e B de vírus influenza contidos nesta vacina para indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos. Nessa idade, a vacinação de indivíduos com imunodeficiências é recomendada mesmo que a resposta de anticorpos possa ser limitada.


Esquema de aplicação

Assim como as demais vacinas de gripe, a Eflueda tem dose única e precisa de reforço anual.


Eventos adversos

Os eventos esperados são principalmente locais, como dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação. Também foram relatados febre, dor no corpo e dor de cabeça.


Contraindicações

Reação de hipersensibilidade sistêmica conhecida após a administração anterior de qualquer vacina influenza ou a qualquer componente da vacina (incluindo proteínas do ovo). No caso de alergia grave a ovo, avaliar aplicação em instituição capaz de tratar eventos agudos, de acordo com avaliação do médico. Não deve ser administrada em crianças. Seu uso é destinado apenas para adultos maiores de 60 anos de idade. Se Síndrome de Guillian-Barré ocorreu dentro de 6 semanas de qualquer vacinação anterior contra a influenza, a decisão de administrar a Efluelda® deve ser baseada na consideração cuidadosa dos potenciais benefícios e riscos pelo médico. Não deve ser usado por gestantes ou nutrizes sem orientação médica.

Confira outras dúvidas frequentes: