HPV Nonavalente
O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus com mais de 100 sorotipos diferentes. A vacina nonavalente oferece proteção contra cânceres do colo do útero e outras localizações causados pelos tipos 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58 do HPV e verrugas anogenitais causadas pelos tipos 6 e 11. A vacinação deve acontecer o mais cedo possível.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, a vacina pode prevenir 90% dos cânceres do colo do útero causados pelo HPV, além de proteger também contra câncer em outras localizações. Protege também contra 90% das verrugas anogenitais (condiloma).
Indicação
Indicada para homens e mulheres entre 9 e 45 anos de idade.
Esquema de aplicação
Duas doses em menores de 20 anos de idade, com seis meses de intervalo entre elas (mínimo de cinco meses). Três doses (0, 2 e 6 meses) a partir dos 20 anos ou pacientes imunocomprometidos de qualquer idade. Nesse esquema, intervalo mínimo entre primeira e segunda dose de um mês.
Eventos adversos
Dor, vermelhidão e inchaço no local de aplicação. Foram associados temporalmente: febre, desmaio e vômito. Como em toda vacina, há possibilidades de reações alérgicas imediatas mais graves, mas o risco conhecido é pequeno. Vacina de reatogenicidade comparável à vacina HPV quadrivalente.
Contraindicações
Menores de 9 anos de idade (exceto para tratamento de papilomatose laríngea, com esquema de três doses nesse caso); pessoas que tenham apresentado reação grave com dose anterior desta vacina ou quadrivalente; gestantes; doença febril aguda.

