Meningocócica ACWY
A meningite meningocócica trata-se de um estado grave de meningite bacteriana, considerada altamente contagiosa. Ela é causada pela bactéria Neisseria meningitidis, transmitida por fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.
A vacina meningocócica ACWY é responsável por prevenir meningites e as infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos sorotipos A,C,W,Y.
Indicação
Proteção para crianças acima de 2 meses de idade, adolescentes e adultos, com risco de exposição ao meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y, para prevenir doença meningocócica.
Esquema de aplicação
Nimerix (Pfizer): Entre 2 e 12 meses de idade: duas doses, com um reforço a partir de um ano de idade, intervalo mínimo de dois meses para última dose. A partir de 12 meses uma dose.
Menveo (GSK): Entre 2 e 6 meses, duas doses e um reforço a partir dos 12 meses. Entre 6 e 12 meses, duas doses, sendo a segunda a partir de 12 meses. Entre 12 e 24 meses, duas doses. A partir dos 24 meses, uma dose.
MenQuadfi: uma dose a partir de um ano de idade.
Eventos adversos
Podem ocorrer eritema, dor local, prurido, mal-estar e febre.
Contraindicações
Hipersensibilidade a qualquer componente da vacina, incluindo toxoide diftérico, doença febril aguda e gravidez. Pode ser aplicada simultaneamente a outras vacinas ou a qualquer intervalo entre elas.

