Horário da central de atendimento: segunda à sexta das 6h às 19h e sábados das 6h às 14h

logo-pretti-light.png

Título acessível, mas invisívela

A meningite é uma doença inflamatória que atinge pessoas de todas as idades, especialmente as crianças. Ela afeta as meninges, três membranas que envolvem a medula espinhal e o cérebro, revestindo o sistema nervoso central, protegendo contra choques mecânicos e regulação da pressão.

A vacina meningocócica B, ou também conhecida como Meningo B, é responsável por prevenir meningites e as infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do sorotipo B.


Indicação

Proteção para crianças acima de 2 meses, adolescentes e adultos até 50 anos contra o meningococo do sorogrupo B. Também indicada em casos de surtos, epidemias e para viajantes em áreas endêmicas.


Esquema de aplicação

De acordo com a idade de início de vacinação: 2 a 6 meses – 1ª dose aos 3 meses de vida, 2ª dose aos 5 meses (intervalo mínimo de 2 meses) e um reforço entre 12 e 15 meses. Início de vacinação entre 6 e 11 meses de idade: três doses, as duas primeiras com intervalo de 2 meses e a última a partir de 12 meses, desde que respeitados 2 meses de intervalo da segunda dose. Início de vacinação a partir de 12 meses de vida: duas doses com intervalo de 2 meses e um reforço um ano após a segunda. De 2 anos a adultos até 50 anos: duas doses com intervalo de 1 mês*.


Eventos adversos

Podem ocorrer febre, calor e inchaço no local da aplicação. Teoricamente, pode estar associada à convulsão febril.


Contraindicações

Passado de reação alérgica intensa a dose anterior da vacina, doença febril aguda, gravidez. Pode ser aplicada simultaneamente a outras vacinas ou a qualquer intervalo entre elas.

Confira outras dúvidas frequentes: