Pneumocócica Conjugada
Há três vacinas pneumocócicas conjugadas disponíveis nas clínicas particulares do Brasil: a 13-valente (VPC13), a 15 valente (VPC15) e a 20-valente (VPC20). Elas previnem, respectivamente, 13, 15 e 20 tipos de pneumococos, bactérias que são responsáveis por doenças graves, como pneumonia e meningite.
Indicação
Pneumocócica 13 e 15: Prevenção das doenças pneumocócicas em bebês a partir de 2 meses de vida até crianças menores de 6 anos de idade e em adultos maiores de 50 anos. Entre 6 anos e 50 anos, recomenda-se para pacientes com condições clínicas especiais.
Pneumocócica 20: Prevenção das doenças pneumocócicas em bebês a partir de 45 dias de vida até crianças menores de 6 anos de idade e em adultos maiores de 50 anos. Entre 6 anos e 50 anos, recomendada para pacientes com condições clínicas especiais.
Esquema de aplicação
De acordo com a idade de início de vacinação:
- Início de vacinação abaixo de 7 meses: quatro doses, as três primeiras doses com intervalo de 2 meses e a última dose na idade de 15 meses (pode ser aplicada a partir de 12 meses, desde que respeitados 2 meses de intervalo da última dose).
- Início de vacinação entre 7 e 11 meses de idade: três doses, as duas primeiras com intervalo de 2 meses e a última na idade de 15 meses (pode ser aplicada a partir de 12 meses, desde que respeitados 2 meses de intervalo da última dose).
- Início de vacinação de 12 a 23 meses de idade: duas doses com intervalo de 2 meses.
- Início de vacinação acima de 24 meses: dose única.
OBS.: crianças menores de 6 anos previamente vacinadas com a vacina conjugada Pneumocócica 10-valente recomendamos receber uma dose suplementar de Pneumo 20-valente.
Crianças que iniciaram esquema com Pneumo 13, Pneumo 15 ou Pneumo 10-valente, podem continuar o esquema com a Pneumo 20-valente. No caso de uso da Pneumo 20, não é necessária a aplicação da Pneumo 23.
Adultos maiores de 50 anos e idosos: dose única. No caso de uso da Pneumo 20 não é necessária a aplicação da Pneumo 23.
Eventos adversos
Podem ocorrer febre, calor e inchaço no local da aplicação. Em teoria pode estar associada a convulsão febril. Ocasionalmente, forma-se nódulo subcutâneo.
Contraindicações
Anafilaxia aos componentes da vacina (inclusive a proteína diftérica); doença febril aguda. Pode ser aplicada simultaneamente a outras vacinas ou a qualquer intervalo entre elas.

