Rotavírus pentavalente
O rotavírus é a principal causa de diarreia grave em crianças pequenas, podendo ocasionar desidratação, hospitalização e até mesmo morte. A transmissão dos rotavírus acontece via fecal-oral (no contato pessoa a pessoa), mas também pode se dar por meio do toque em objetos, utensílios e brinquedos e superfícies de ambientes coletivos ou até mesmo pelo consumo de água ou alimentos contaminados.
Por isso, a vacina rotavírus pentavalente é indispensável para proteger bebês de até 8 meses de vida.
Indicação
Indicada para prevenção de gastroenterites (formas graves de diarreia) causadas por rotavírus.
Esquema de aplicação
Três doses com intervalo de 2 meses (desejável), podendo ser aplicada com no mínimo 30 dias entre as doses. ATENÇÃO: limite de idade para a primeira dose: 6 semanas a 11 meses e 29 dias. Última dose até 23 meses e 29 dias de idade.
Eventos adversos
Foram relatados irritabilidade, perda de apetite, diarreia, vômitos, flatulência, dor abdominal, regurgitação de alimentos, febre branda e fadiga. Invaginação intestinal. Não houve ocorrência de eventos adversos quando comparada a placebo.
Contraindicações
Hipersensibilidade conhecida à administração prévia da vacina ou a qualquer componente da vacina. Crianças com doenças intestinais crônicas, incluindo malformação congênita do trato gastrointestinal, e crianças com conhecida imunodeficiência primária ou secundária.

