Vírus Sincicial Respiratório - VSR (Abrysvo®)
Com o objetivo de proteger os bebês durante a primeira sazonalidade do VSR, uma nova vacina contra a doença e suas complicações foi desenvolvida e está licenciada para aplicação em gestantes.
O VSR é um dos principais responsáveis por causar bronquiolite em recém-nascidos e bebês, enquanto nos idosos, além de doença respiratória grave, pode descompensar doenças pré-existentes, como cardiopatias, pneumopatias, diabetes, entre outras.
Indicação
É recomendada para gestantes com 18 anos de idade ou mais, que estejam entre 32 e 36 semanas de gestação. Pode ser aplicada a partir de 24 semanas e administrado em gestantes menores de 18 anos, mediante prescrição médica.
Esquema de aplicação
Dose única.
Eventos adversos
As reações adversas mais comumente relatadas foram dor no local da injeção, fadiga, mialgia, dor de cabeça. Essas reações adversas foram geralmente de intensidade leve ou moderada e resolveram-se alguns dias após a vacinação. A maioria das outras reações adversas foram incomuns e relatadas de forma semelhante entre os grupos vacinados e placebo. Não foram detectadas reações estatisticamente significativas em fetos e filhos de gestantes vacinadas.
Contraindicações
Abrysvo é contraindicada nos casos de hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer componente da vacina (consultar COMPOSIÇÃO). Pode ser aplicada no mesmo dia que as vacinas influenza (gripe). Na aplicação simultânea com dTpa houve redução dos níveis de anticorpos para coqueluche; o fabricante recomenda 15 dias de intervalo. No caso de outras vacinas não há estudos. Já a Sociedade Brasileira de Imunizações não restringe a aplicação no mesmo dia com qualquer vacina.

