Vírus Sincicial Respiratório - VSR (Arexvy®)
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é altamente contagioso e uma causa comum de problemas respiratórios. Muito conhecido por sua alta incidência em bebês, ele é particularmente perigoso para adultos com 60 anos ou mais.
Entre os sintomas da doença estão o corrimento nasal e febre, que começam três a cinco dias após a infecção. O quadro pode evoluir para formas graves de acometimento respiratório. O VSR é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e dos pulmões, que podem levar a casos de bronquiolite e de pneumonia.
Indicação
Prevenção de doenças respiratórias causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em maiores de 60 anos de idade.
Esquema de aplicação
Dose única.
Eventos adversos
As reações adversas mais comumente relatadas foram dor no local da injeção (61%), fadiga (34%), mialgia (29%), dor de cabeça (28%) e artralgia (18%). Essas reações adversas foram geralmente de intensidade leve ou moderada e resolveram-se alguns dias após a vacinação. A maioria das outras reações adversas foram incomuns e relatadas de forma semelhante entre os grupos vacinados e placebo.
Contraindicações
É contraindicada nos casos de hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer componente da vacina (consultar COMPOSIÇÃO). Pode ser aplicada no mesmo dia que as vacinas influenza (gripe) e zóster. No caso de outras vacinas não há estudos mas a Sociedade Brasileira de imunizações não restringe o uso concomitante com nenhuma vacina.

