Horário da central de atendimento: segunda à sexta das 6h às 19h e sábados das 6h às 14h

logo-pretti-light.png

Título acessível, mas invisívela

Hemoglobina Glicada: o que é, para que serve e mais

A hemoglobina glicada, também conhecida como HbA1c ou A1C, é um importante marcador bioquímico utilizado para o monitoramento dos níveis de glicose no sangue, auxiliando tanto o diagnóstico quanto o acompanhamento do diabetes mellitus.

Este exame reflete a média das concentrações de glicose no sangue ao longo dos últimos dois a três meses, proporcionando uma visão mais abrangente do controle da glicemia no paciente.


O que é Hemoglobina glicada?


A hemoglobina, uma proteína presente nas hemácias ou glóbulos vermelhos, tem a função de transportar oxigênio dos pulmões para as células do corpo. Uma parte da hemoglobina se combina à glicose, formando a hemoglobina glicada (HbA1C).

O exame mede a porcentagem de hemoglobina ligada à glicose no sangue. Como as hemácias têm uma vida útil de aproximadamente 90 dias, a HbA1C reflete o nível médio de glicose no sangue nos últimos 2 a 3 meses.

Dessa forma, esse exame permite uma análise da glicemia em um período maior que o da glicemia de jejum, que mostra os níveis de glicose em um momento específico.


Como é realizado o exame de hemoglobina glicada?


O exame de HbA1c é realizado através de uma simples coleta de sangue.

Não é necessário jejum prévio, o que facilita a realização do teste.

A amostra de sangue é analisada em laboratório, onde se mede a porcentagem de hemoglobina que está ligada à glicose (glicada).


Quais são os valores de referência da hemoglobina glicada?


Os valores de hemoglobina glicada são utilizados para avaliar o risco de diabetes, para fazer o diagnóstico da condição e para monitorar pacientes já diagnosticados. Devem ser interpretados de acordo com consensos e sempre avaliados por um médico.

  • Níveis menores que 5,7% são normais e indicam baixo risco de diabetes
  • Níveis entre 5,7% e 6,4% indicam risco aumentado para diabetes ou pré-diabetes
  • Níveis iguais ou maiores que 6,5% são consistentes com diabetes.

Esses valores propostos são válidos para metodologias de referência certificadas pelo National Glycohemoglobin Standardization Program (NGSP).


Quando o exame é indicado?


O exame de HbA1c pode ser solicitado sobretudo para:

  • Identificação de indivíduos em risco de desenvolver diabetes mellitus;
  • Diagnóstico de diabetes mellitus;
  • Monitoramento do controle glicêmico em pacientes com diabetes mellitus;
  • Avaliação da eficácia do tratamento em pacientes com diabetes mellitus.

O que pode causar alteração no exame?


O exame deve ser sempre avaliado por um médico, pois há fatores que podem interferir na medida da HbA1C e na interpretação dos resultados, como anemias, doenças renais, situações que comprometem o tempo de circulação das hemácias, alterações genéticas da hemoglobina, entre outros.


Realize seu exame no Pretti Laboratório


Há 60 anos no Espírito Santo, o Pretti é um laboratório de análises clínicas e medicina laboratorial formado por uma equipe de excelência.

Converse sempre com seu médico e faça seus exames em uma de nossas unidades ou garanta ainda mais comodidade através do nosso serviço de coleta domiciliar.

Fale com a nossa central de atendimento através do telefone 4004-6581 ou pelo WhatsApp (27) 2124-0400.